Ativar o conteúdo para profissionais

Components

Câncer

Nas últimas décadas os avanços terapêuticos evoluíram consideravelmente, de modo que os tratamentos para doenças oncológicas deixaram de ter como foco principal a doença propriamente dita para centrar-se no paciente como um todo. Esta nova abordagem holística engloba todos os fatores que podem melhorar sua qualidade de vida.1,2 Neste paradigma em mudança, a nutrição adequada desempenha um papel importante.

Câncer. Esta única palavra designa muitas doenças, existem mais de 100 diferentes tipos câncer. Ainda assim, todos eles têm uma coisa em comum: a sua causa, o fato de que células anormais dividem-se incontrolavelmente e adquirem a capacidade de invadir outros tecidos.3 A maioria dos tipos de câncer recebem seus nomes a partir do órgão afetado ou do tipo de célula em que eles começam a se desenvolver (por exemplo, o câncer da mama, denominado melanoma, é um câncer dermatológico envolvendo células chamadas melanocíticas).3

Leia mais
Ageing

Aumento Da Necessidade Proteica

Mesmo os mais saudáveis da população de idosos, apresentam riscos de ingestão inadequada de proteínas.
Mobility

Mantendo A Mobilidade

A saúde dos músculos, ossos e articulações – assim como o gerenciamento do peso adequado – são essenciais para uma vida independente e ativa conforme envelhecemos.
Allies

Aliados Para Um Envelhecimento Saudável

O envelhecimento saudável envolve uma boa nutrição, atividade física regular, manutenção de peso e um bom convívio social.
Dicas

Várias maneiras de realizar o diagnóstico

Uma vez que a causa genética da fibrose cística é identificada, apenas um exame de é necessário para detectar a presença de um gene defeituoso. É possível, também, realizar rastreamento pré-natal e testes para verificar se um dos genitores saudáveis é portador da doença.


1- US Departament of Health & Human Services. National Heart, Lung and Blood Institue. What Is Cystic Fibrosis? Disponível em:

2- http://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/cf/.

Acessado em Dezembro de 2014.

Dicas

Fisioterapia para problemas respiratórios

 Devido ao acúmulo de muco nos pulmões, a fibrose cística está associada a muitos problemas respiratórios, como a falta de ar. Destruir e eliminar esse muco é um dos objetivos principais da fisioterapia torácica.


1- Mayo Clinic. Diseases and Conditions: Cystic fibrosis. Disponível em:

2- http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cystic-fibrosis/basics/definition/con-20013731.

Acessado em Dezembro de 2014.

Como lidar com os problemas digestivos

A fibrose cística limita a quantidade de nutrientes absorvidos pelo trato digestivo. Além da ingestão oral de enzimas, terapias nutricionais, incluindo a suplementação de vitaminas A, D, E, e K e suplementos com alto teor calórico, proteico e de gorduras podem ajudar a compensar déficits nutricionais.


Epifanio M, Spolidoro JVN. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional na Fibrose Cística. Projeto Diretrizes - Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. DITEN, 2011.