Ativar o conteúdo para profissionais

As alergias alimentares ocorrem quando o sistema imunológico do corpo (mecanismo de defesa do organismo responde de maneira anormal a certos alimentos. Normalmente, o sistema imunológico ajuda o corpo a combater as coisas nocivas como no caso dos patógenos. Para pessoas com alergias alimentares, o sistema imunológico identifica incorretamente certos componentes dos alimentos como prejudiciais e produz uma resposta inadequada. Isso leva a desagradáveis sinais e sintomas associados com alergias que às vezes podem ser fatais. Mais de 120 alimentos são reconhecidos por causar alergias alimentares. A alergia à proteína do leite de vaca (APLV), também conhecida como alergia ao leite de vaca (ALV), é uma das alergias alimentares mais comuns em bebês, e geralmente aparece antes de 1 ano de idade. Às vezes, a APLV é confundida com intolerância à lactose, mas elas são muito diferentes: intolerância à lactose não envolve o sistema imunológico do corpo. Os dois compartilham alguns sinais e sintomas, como problemas de estômago e intestino (como gases e diarreia). No entanto, embora a APLV geralmente ocorra em bebês com menos de 1 ano de idade, a intolerância à lactose é muito rara em crianças com menos de 5 anos de idade.


NÃO CONFUNDA A INTOLERÂNCIA À LACTOSE COM A APLV

É importante saber a diferença entre a intolerância à lactose e a APLV (também conhecida como ALV), pois as duas têm causas e tratamentos diferentes; além disso, a APLV geralmente desenvolve-se no início da vida, enquanto que a intolerância à lactose é extremamente rara antes dos 5 anos de idade.

O que é a APLV?
A APLV é um tipo de alergia ao leite na qual o sistema imunológico do bebê responde às proteínas encontradas no leite de vaca, fazendo com que ele apresente sintomas alérgicos. Estes podem incluir problemas com a pele (erupção cutânea, urticária, pele seca, escamosa ou coceira), sistema digestivo (diarreia, vômitos, constipação e refluxo) e sistema respiratório (respiração barulhenta, tosse, corrimento nasal). Geralmente a APLV ocorre antes do primeiro ano do bebê.

O que é intolerância à lactose?
Em contraste com o APLV, a intolerância à lactose não envolve o sistema imunológico. Em vez disso, causa é a incapacidade de digerir o açúcar encontrado no leite de vaca, a lactose, sendo muito rara a aparição em crianças com menores de 5 anos de idade. A lactose é um dos carboidratos (açúcares) mais importantes, está contida no leite materno e proporciona muitos benefícios aos bebês (que não apresentam a sua intolerância), tais como: ajuda na obtenção de uma flora intestinal saudável e na absorção de cálcio.

Lacto
Fontes consultadas:
  • Vieira MC, Spolidoro JVN, Morais MB, Toporovski MS. Guia de diagnóstico e tratamento da alergia à proteína do leite de vaca. 2004.
  • Sole D et al. Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2007. Rev Bras Alerg Imunopatol, 2008; 31.