Embora tanto os Probióticos e Prebióticos estejam relacionados ao sistema digestivo/intestino, eles possuem papéis diferentes.

O que são Probióticos ?

 Os Probióticos são micro-organismos vivos, capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal.1

Eles facilitam a formação da chamada barreira probiótica no intestino, inibindo assim, o desenvolvimento na microbiota intestinal de bactérias que causam doenças. 2

Benefícios atribuídos aos Probióticos: 2,3

  • Significativa redução dos níveis de colesterol total com diminuição do LDL;
  • Melhora da digestão de proteínas;
  • Aumento da absorção de vitaminas e minerais;
  • Promoção da digestão da lactose em indivíduos com intolerância;
  • Estimulação do sistema imune;
  • Alívio da constipação;
  • Efeitos anti-hipertensivos;
  • Redução da atividade ulcerativa de Helicobacter pylori;
  • Controle da colite induzida por rotavírus e por Clostridium difficile;
  • Prevenção de infecções urogenitais;
  • Redução do risco de câncer de cólon.

Alimentos ricos em Probióticos

Os micro-organismos Probióticos estão geralmente no leite e derivados fermentados, iogurtes e alguns suplementos alimentares. 4

O que são Prebióticos?

Os Prebióticos são definidos como carboidratos, principalmente fibras, não digeríveis que estimulam o crescimento e/ou a atividade de bactérias desejáveis no intestino, trazendo benefícios à saúde do indivíduo. 5

Principais benefícios dos Prebióticos: 3,6

  • Redução nos níveis de bactérias que causam doenças no intestino;
  • Alívio da constipação;
  • Diminuição do risco de osteoporose resultante da absorção diminuída de minerais, particularmente o cálcio;
  • Redução do risco de aterosclerose;
  • Estímulo de crescimento de bactérias benéficas;
  • Redução do risco de câncer de cólon.

Alimentos ricos em Prebióticos

Os Prebióticos são encontrados em alimentos como: cebola, chicória, alho, alcachofra, cereais, aspargos, raízes de almeirão, beterraba, banana, trigo e tomate. Podem estar presentes também no mel e açúcar mascavo e em tubérculos (como o yacon). 7

Conclusão

Os Probióticos e Prebióticos desempenham papéis importantes na formação e manutenção de uma microbiota intestinal saudável e equilibrada. Desse modo, manter uma dieta regular com esses componentes pode trazer diversos benefícios à saúde e qualidade de vida ao consumidor. 3,5

Este é um material informativo e não substitui a recomendação de um profissional da saúde. Consulte um médico ou nutricionista para informações adicionais.

Referências

  1. Epifanio M. Prebióticos e Probióticos nas fórmulas infantis: o que temos de evidência? Bol Cient Pediatr. 2012;01(1):8-12.
  2. Varavallo MA, Thomé JN, Theshima E. Aplicação de bactérias Probióticas para profilaxia e tratamento de doenças gastrointestinais. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 2008; 29 (1):83-104.  
  3. Saad Susana Marta Isay. Probióticos e Prebióticos: o estado da arte. Rev. Bras. Cienc. Farm.  [Internet]. 2006  Mar [cited  2019  Aug  20] ;  42( 1 ): 1-16. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322006000100002&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322006000100002.
  4. Raizel R, Santini E , Kopper AM , Filho ADR. Efeitos do consumo de Probióticos, Prebióticos e Simbióticos para o organismo humano. Revista Ciência & Saúde 2011 jul./dez; 4 ( 2):66-74.
  5. Souza Fabíola Suano, Cocco Renata Rodrigues, Sarni Roseli Oselka S., Mallozi Márcia Carvalho, Solé Dirceu. Prebióticos, Probióticos e Simbióticos na prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Rev. paul. pediatr.  [Internet]. 2010 Mar [cited  2019  Aug  20] ;  28( 1 ): 86-97. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822010000100014&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822010000100014.
  6. Food Ingredients Brasil. Probióticos, Prebióticos e Simbióticos. Revista Food Ingredients Brasil. 2011; 17: 58-65.
  7. Passos LML, Park YK. Fruto oligossacarídeos: implicações na saúde humana e utilização em alimentos. Cienc Rural.[periódico na internet].2003; 33(2):385-90.

NHSDIG371019

Leia mais
Fechar
Os Probióticos e Prebióticos contribuem para a manutenção da saúde e combate de doenças, melhorando a qualidade de vida de quem os consome.3,5