Síndrome do Intestino Irritável

Pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável (SII) não estão sozinhas

Síndrome do Intestino Irritável

Pacientes que sofrem de constipação ou diarreia regularmente podem ser portadores de síndrome do intestino irritável, uma doença gastrointestinal comum.

 

Aproximadamente, entre 10 e 15% dos adultos sofrem da SII, e apenas cerca de metade delas são diagnosticadas. Os sintomas mais comuns são diarreia, prisão de ventre, inchaço, dor abdominal e outros problemas relacionados com os movimentos do intestino e do trato gastrointestinal (TGI). *

 

Embora as causas exatas deste distúrbio não sejam bem compreendidas, a dieta, o estresse e as bactérias que vivem no intestino são fatores potenciais que podem desencadear os sintomas da SII. Mesmo fatores internos, tais como a comunicação entre o cérebro e o intestino, a genética e o nível de certos hormônios e de outros metabolitos podem estar envolvidos na SII. Como fatores internos e externos influenciam na SII, o estilo de vida e hábitos alimentares podem afetar este transtorno.

 

Assim, enquanto certos alimentos ou dietas podem piorar a SII, alguns alimentos específicos podem melhorá-la. Evitar alimentos que provocam os sintomas da SII, controlar a dieta e alimentar-se com nutrientes benéficos, como a fibra, podem reduzir o desconforto. Medicamentos também podem ser úteis e novas pesquisas sobre os benefícios dos probióticos mostram que estes também podem ser eficazes para pessoas com SII.

 

A Nestlé Health Science está ativamente envolvida na pesquisa e desenvolvimento de Soluções Nutricionais para auxiliar nas situações clínicas, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

 

Consulte um profissional de saúde para informações adicionais.

 

 Referências:

http://digestive.niddk.nih.gov/ddiseases/pubs/ibs/.

Acessado em Dezembro 2014.

* A lista de sintomas não é completa, podendo variar de acordo com o paciente.