Ativar o conteúdo para profissionais
Síndrome do Intestino Irritável

Pacientes que sofrem de constipação ou diarreia regularmente podem ser portadores de síndrome do intestino irritável, uma doença gastrointestinal comum.

Aproximadamente, entre 10 e 15% dos adultos sofrem da SII, e apenas cerca de metade delas são diagnosticadas. Os sintomas mais comuns são diarreia, prisão de ventre, inchaço, dor abdominal e outros problemas relacionados com os movimentos do intestino e do trato gastrointestinal (TGI). *

Embora as causas exatas deste distúrbio não sejam bem compreendidas, a dieta, o estresse e as bactérias que vivem no intestino são fatores potenciais que podem desencadear os sintomas da SII. Mesmo fatores internos, tais como a comunicação entre o cérebro e o intestino, a genética e o nível de certos hormônios e de outros metabolitos podem estar envolvidos na SII. Como fatores internos e externos influenciam na SII, o estilo de vida e hábitos alimentares podem afetar este transtorno.

Assim, enquanto certos alimentos ou dietas podem piorar a SII, alguns alimentos específicos podem melhorá-la. Evitar alimentos que provocam os sintomas da SII, controlar a dieta e alimentar-se com nutrientes benéficos, como a fibra, podem reduzir o desconforto. Medicamentos também podem ser úteis e novas pesquisas sobre os benefícios dos probióticos mostram que estes também podem ser eficazes para pessoas com SII.

A Nestlé Health Science está ativamente envolvida na pesquisa e desenvolvimento de Soluções Nutricionais para auxiliar nas situações clínicas, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Consulte um profissional de saúde para informações adicionais.

Referências:

http://digestive.niddk.nih.gov/ddiseases/pubs/ibs/ .

Acessado em Dezembro 2014.

* A lista de sintomas não é completa, podendo variar de acordo com o paciente.

Leia mais
Fechar
A síndrome do intestino irritável é uma disfunção gastrointestinalApesar de ser desagradável, a boa notícia é que ela não causa dano duradouro e que algumas medidas podem aliviar seus sintomas.

O diagnóstico é importante

Sintomas ocasionais, semelhantes àqueles da síndrome do intestino irritável (SII) podem ocorrer em quase todas as pessoas e não serem causados pela SII. A verdadeira SII pode ser diagnosticada por um médico, quando estes sintomas ocorrerem pelo menos três vezes por mês, durante seis meses ou mais. Neste caso, é importante consultar um médico, para ter certeza de que o problema é, de fato, a SII e não outra doença.

http://www.aboutibs.org/site/living-with-ibs/

Acessado em Dezembro de 2014

Alguns alimentos podem aliviar os sintomas

Alimentos ricos em fibras, mas com baixo teor de alguns tipos de açúcares, como frutose e lactose, podem ajudar na síndrome do intestino irritável. Alguns exemplos incluem laticínios com baixo teor de lactose, como o cream cheese, queijos duros e iogurte; frutas como bananas e uvas; vegetais tais como pimentões e espinafre e muitos tipos de carne.

https://stanfordhealthcare.org/content/dam/SHC/for-patients-component/programs-services/clinical-nutrition-services/docs/pdf-lowfodmapdiet.pdf

Acessado em Dezembro 2014.

Evite os alimentos que causam problemas

Alguns alimentos são mais propensos a causar sintomas semelhantes àqueles da síndrome do intestino irritável (SII) ou torná-los pior. Exemplos incluem produtos lácteos, adoçantes artificiais, álcool e cafeína, alimentos gordurosos e alimentos que causam gases, como feijão.

https://stanfordhealthcare.org/content/dam/SHC/for-patients-component/programs-services/clinical-nutrition-services/docs/pdf-lowfodmapdiet.pdf

Acessado em Dezembro de 2014