Ativar o conteúdo para profissionais
Grandes Cirurgias

Durante a preparação para uma cirurgia, a alimentação adequada pode reduzir o seu impacto e melhorar a recuperação.

Estima-se que mais de 230 milhões de cirurgias de grande porte sejam realizadas anualmente em todo o mundo. 1 Com o uso de técnicas modernas, o trauma pode ser reduzido. Ainda assim, o corpo do paciente tem que recuperar-se por meio de uma grande variedade de respostas do próprio organismo, que mobilizam os recursos existentes para iniciar o processo de cura. A nutrição, fornecendo proteína e energia, pode acelerar a recuperação, por muitas razões. 2

Mesmo antes da cirurgia, a nutrição adequada pode facilitar um melhor resultado. De fato, estudos clínicos demonstraram que a suplementação da dieta com nutrientes especiais pode melhorar as respostas do corpo e reduzir as complicações pós-operatórias, mesmo quando o paciente é considerado bem nutrido. 3 Dependendo do procedimento, a equipe médica também pode optar por fornecer aos pacientes uma solução nutricional especializada para melhorar o seu sistema imunológico, o que pode diminuir o tempo de hospitalização.4

Após a cirurgia, a nutrição é essencial para que os pacientes possam retomar sua vida normal o mais breve possível. Quer eles possam comer sozinhos, quer precisem ser alimentados por sonda, a entrega de nutrientes necessários ao organismo o mais rápido possível é importante para a recuperação.4

A Nestlé Health Science está ativamente envolvida na pesquisa e desenvolvimento de Soluções Nutricionais para auxiliar nas situações clínicas, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Consulte um profissional de saúde para informações adicionais.

Referências:

  1. Weiser TG, Regenbogen SE, Thompson KD. An estimation of the global volume of surgery: a modelling strategy based on available data. 2008;372(9633):139-44.
  2. Ljungqvist O, Dardai E, Allison SP. Basics in clinical nutrition: perioperative nutrition. E-SPEN, the European e-Journal of Clinical Nutrition and Metabolism. 2010;e93-6.
  3. Windsor A, Braga M, Martindale R. Fit for surgery: an expert panel review on optimizing patients prior to surgery, with a particular focus on nutrition. 2004;2(6):315-9.

Martindale RG, McClave SA, Taylor B, Lawson CM. Perioperative nutrition: what is the current landscape? JPEN J Parenter Enteral Nutr. 2013;37(5 Suppl):5S-20S.

Leia mais
Fechar
80% dos médicos concordam que um estado nutricional adequado reduz as complicações pós-operatórias.

Lawson CM, Daley BJ, Sams VG. Factors That Impact Patient Outcome: Nutrition Assessment. JPEN J Parenter Enteral Nutr. 2013;37(5 Suppl):30S-8S.

Coma corretamente e mantenha seu peso sob controle

O risco de complicações pós-cirúrgicas é aumentado em pacientes com sobrepreso. Embora a perda de peso possa ajudar na recuperação, os pacientes não devem iniciar uma dieta para emagrecimento caso a cirurgia esteja agendada dentro dos próximos 30 dias. Eles devem, simplesmente, adotar uma dieta saudável composta de alimentos que facilitem a recuperação, sempre seguindo as instruções médicas.

http://www.webmd.com/healthy-aging/ss/slideshow-surgery-prep-10

Se for retornar logo para casa, abasteça a geladeira e a despensa.

Fazer compras de supermercado pode ser um problema logo após uma cirurgia. Portanto, antes da cirurgia, os pacientes podem estocar alimentos e bebidas saudáveis (os médicos podem dar sugestões sobre a suplementação adequada, se necessário). Se a pessoa não dispõe de tempo para as compras, pode pedir a ajuda de amigos e parentes.

1- http://www.webmd.com/healthy-aging/ss/slideshow-surgery-prep-10

 Acessado em Dezembro de 2014

Faça jejum antes da cirurgia

Os pacientes são orientados a fazer jejum antes de uma cirurgia por uma boa razão: a anestesia pode desencadear vômitos durante ou após a cirurgia. Para evitar asfixia e complicações, como pneumonia (se a comida for inalada), as instruções do médico sobre quando iniciar o jejum de alimentos sólidos e líquidos devem ser rigorosamente seguidas.

1-http://www.webmd.com/healthy-aging/ss/slideshow-surgery-prep-10

 Acessado em Dezembro de 2014