Vamos unir a sustentabilidade com criatividade? Veja ideias para reciclar, decorar e jardinar!​


banner with text

Tem embalagens usadas? Saiba como reconectá-las ao mundo


Do dia 14 ao dia 21 de fevereiro, celebramos a Semana de Conscientização da Sonda de Alimentação. Por isso, trazemos uma proposta para você: ao invés de descartar as embalagens dos produtos, que tal criar ainda mais conexões de forma responsável e criativa?


Lixo comum

Se a sua região já conta com coleta seletiva, basta incluir suas embalagens no lixo reciclável. Caso isso não aconteça, você tem a possibilidade de baixar o Cataki, um app que conecta pessoas e empresas a catadores e catadoras de recicláveis – trabalhadores que são responsáveis por 90% da coleta do país. O Cataki oferece visibilidade e reconhecimento a esses profissionais e ainda facilita o seu contato com eles. É só instalar o app e combinar um horário, um valor e um ponto de encontro com um catador ou uma catadora que colete o tipo de material que você quer descartar.


Se a embalagem for cartonada, você também tem a possibilidade de localizar um ecoponto de coleta através do link Rota da Reciclagem.


Mas, se você quer exercitar sua criatividade e reaproveitar esses materiais na sua casa, trouxemos uma lista para te inspirar! Depois de retirar todo o papel e adesivos do lado de fora das latas e garrafinhas, você pode fazer:


Vasos de plantas

Faça furos na parte de baixo das latas para que a água escoe, coloque sobre um pratinho e pronto! É só encher de terra e plantar a sua mudinha. Você ainda pode decorar a parte de fora com pintura ou decoupage. E, com as caixinhas de 1L, você pode fazer um hortinha com pequenos vasos horizontais.


Porta-trecos

Para o lado de fora ficar mais bonito, encape-o com feltro. É só usar cola quente e bastante cuidado, porque a ideia é deixar o pano bem rente à lata ou garrafinha. Depois, você ainda pode decorar com laços e detalhes que combinem com seu ambiente.


Enfeite de jardim ou banheiro

Para algo mais sofisticado, compre cordas e faça um enfeite de jardim ou de banheiro: com cola quente, cubra toda a parte de fora com a corda, dando voltas na lata. Tome cuidado para que as voltas fiquem bem juntas. Depois coloque galhos secos ou o enfeite que preferir.


Robô de brinquedo

Aproveite o visual metálico da lata para fazer um robô. Com apenas uma lata, você faz uma cabeça: usando cola quente, cole as tampas das garrafinhas para fazer os olhos e uma fita para a boca. Mas, com várias latas e garrafinhas, seu robô pode ganhar tronco, braços e pernas. É só soltar imaginação.


Essas são algumas ideias, mas as conexões são infinitas. Tem uma diferente? Então conta pra gente através das nossas redes sociais: Facebook ou Instagram.

Share